Notícias



01/10/2019
SEIS MOTIVOS PARA AS EMPRESAS OPTAREM PELO REUSO DE ÁGUA


O reuso de água é uma prática aplicada na indústria, em condomínios empresariais e em ambientes residenciais há muitos anos, de diversos modos, contextos e aplicações. No entanto, somente nos últimos 15 anos, devido ao avanço das tecnologias de tratamento, ao cenário de escassez hidrica e à busca por redução de custos operacionais, que esta modalidade tem-se intensificado no ambiente industrial.


Confira, agora, seis motivos para que as empresas optem pelo reuso de água, segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, Diogo Taranto:


1 - Economia financeira – Empreendimentos urbanos e industriais que geram efluentes, tanto de processos produtivos como de esgotos domésticos e sanitários, podem, mediante a instalação de um sistema de reuso, produzir um recurso hídrico na qualidade que lhe for requerida, reduzindo substancialmente os custos de captação de água nobre oriundos de concessionárias públicas ou outras fontes de captação. “Uma indústria de médio porte pode chegar a reduzir em até 50% a dependência de água potável, gerando uma grande queda do valor da sua conta de consumo”, afirma Taranto.


2 - Preservação do Meio Ambiente – Ao optar pela água de reuso, a companhia está atuando como um agente de proteção do meio ambiente. Isso porque reduz o consumo de água nobre, oriunda de recursos hídricos, muitas vezes escassos, e, ao invés de descartar efluentes, investe no tratamento devido para que este recurso seja reutilizado em processos internos.


3 - Flexibilidade de aplicações nobres e menos nobres – Isso significa que a água de reuso pode ser utilizada de diversas formas, desde um simples processo de irrigação e lavagem de pátios, passando por aplicações em sanitários, até ser utilizada em operações mais complexas de água industrial, como sistemas de refrigeração e caldeiras. “Mais uma vez, estamos falando de diminuição de custos com a conta da concessionária e preservação do ecossistema, já que a empresa deixa de utilizar água potável para estes fins”, complementa o executivo.


4 - Possibilidade de incentivos fiscais – No final de 2017, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta autorizando incentivos fiscais para quem adere ao reuso de água. Essa medida alcança tanto edifícios públicos quanto privados, seja em áreas urbanas ou rurais. Aos poucos, os municípios também estão regulamentando novos incentivos fiscais, a fim de estimular adesões.


5 - Melhoria na imagem institucional – Empresa que possui o cunho sustentável, que cuida e preserva o meio ambiente, acaba gerando uma imagem mais positiva perante a sociedade. “A preservação dos recursos hídricos é uma forma da companhia atestar a sua preocupação com o planeta e de mostrar que contribui diretamente com os interesses da comunidade na qual está inserida”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan.


6 - Robustez e garantia de qualidade – Tendo em vista as avançadas tecnologias de tratamento existentes atualmente no mercado, a empresa tem a garantia de produzir água em qualquer qualidade requerida. Além disso, cria internamente uma matriz hídrica alternativa e de menor custo para servir de opção em caso de uma crise hídrica regional. “Quando se observa as fontes de captação de águas brutas utilizadas pelas concessionárias públicas, sendo estas na maior parte contaminadas pelo lançamento de esgotos e efluentes não tratados, e as tecnologias utilizadas atualmente para este tratamento, é seguro afirmar que um sistema de água de reuso implantado com tecnologias dimensionadas de forma adequada pode produzir água de qualidade muito superior, isenta, por exemplo, de contaminantes orgânicos e inorgânicos que os processos convencionais não são capazes de tratar”, finaliza o diretor.



Fonte:Revista Meio Ambiente Industrial




(16) 3406-6864 - (16) 99266-9858

ecolixo@ecolixo.com.br

Av. Ministro Rui Barbosa, 1798

Vila Rezende Franca - SP

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


CLASSE I (Perigosos) - CLASSE II (Não Inertes)

SAIBA CONTRATAR