Notícias



04/03/2019
MAIS DE 300 KM DO RIO PARAOPEBA SÃO AFETADOS POR REJEITOS CONTAMINADOS


A Fundação SOS Mata Atlântica finalizou a expedição pelo rio Paraopeba, que teve como objetivo saber o potencial de impacto na qualidade da água e o alcance do rejeito contaminado para outras regiões após o rompimento de barragem da Vale em Brumadinho. Em 10 dias, a equipe de água, representada por Malu Ribeiro, Marcelo Naufal e Tiago Felix, percorreu mais de 2 mil km por rodovias, estradas rurais, fazendas e comunidades, ouviu histórias de pessoas impactadas pela tragédia e tentou contribuir para que a sociedade recebesse informação concreta sobre a situação local.


No final, o resultado foi estarrecedor. Por todo trecho da expedição, a equipe não encontrou água em condições de uso. No próximo dia 27, em Brasília, a ONG apresentará o relatório técnico completo da viagem, com dados, por exemplo, dos indicadores microbiológicos da contaminação da água.


O monitoramento constante da qualidade da água dos rios brasileiros é uma das principais ações do projeto Observando os Rios, que acaba de criar um novo grupo de voluntários em São Paulo. Agora, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Palmas, no Campo Limpo, verificará a situação do Riacho dos Mirandas. Essa ação mostra a importância da relação entre meio ambiente e saúde, uma vez que os agentes de saúde e promoção ambiental da região entendem como a situação do rio pode afetar a comunidade por eles atendida.


Outro importante mecanismo para garantir a melhoria da saúde da população são os parques e reservas. Por isso, estimular a visitação pública nessas áreas é fundamental. Na última semana, o Parque Nacional do Itatiaia anunciou a ampliação de atividades de uso público, a partir da assinatura de contrato de concessão de serviços nesta área.


E, para quem ainda tem dúvidas sobre o quanto o meio ambiente faz bem para a vida de todos, aproveite para visitar a exposição fotográfica Olhares sobre a Mata Atlântica, que foi estendida até 22 de fevereiro. São 30 belas imagens em cartaz no Conjunto Nacional.



Fonte:Ciclo Vivo




(16) 3406-6864 - (16) 99266-9858

ecolixo@ecolixo.com.br

Av. Ministro Rui Barbosa, 1798

Vila Rezende Franca - SP

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


CLASSE I (Perigosos) - CLASSE II (Não Inertes)

SAIBA CONTRATAR