Notícias



09/04/2019
PARANÁ TERÁ PRIMEIRA USINA QUE GERA ENERGIA POR MEIO DE ESGOTO E LIXO NO BRASIL


O Brasil receberá a construção da primeira estação de geração de energia através de resíduos indesejáveis.


Lixo e esgoto serão matéria-prima para uma usina de geração de biogás no Paraná, convertendo esses materiais em eletricidade que abastecerá as casas da região.


Com a concessão de licença por parte do Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia, a usina, quando em plena capacidade de funcionamento, produzirá cerca de 2,8 megawatts de eletricidade, abastecendo duas mil casas paranaenses, ou dez mil pessoas.


Para a produção de energia, caminhões serão responsáveis por transportar toneladas de esgoto e lixo bruto para a usina todos os meses, além do biogás, biofertilizante necessário para a conversão.


Os detritos serão desviados de estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários da região.


De acordo com a CS Bioenergia, a estimativa é 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros sejam desviados.


O Brasil põe em prática uma tecnologia bastante utilizada e comum na Europa: a produção de biogás a partir da chamada biodigestão. Por lá, já existem 14 mil dessas usinas. Só a Alemanha abriga 8 mil sozinha.


O potencial brasileiro para a geração de biogás é enorme. Atualmente, o componente tem uma pequena participação na nossa matriz energética quando comparado às outras fontes de energia.


Os biocombustíveis e biomassa (como o bagaço de cana) são responsáveis por 9% da energia gerada por aqui.



Fonte:ProfResiduo




(16) 3406-6864 - (16) 99266-9858

ecolixo@ecolixo.com.br

Av. Ministro Rui Barbosa, 1798

Vila Rezende Franca - SP

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


CLASSE I (Perigosos) - CLASSE II (Não Inertes)

SAIBA CONTRATAR