Notícias



17/12/2019
CERVEJARIA DESENVOLVE GARRAFA DE PAPEL


Marca Dinamarquesa desenvolveu a primeira garrafa do mundo feita com fibras de madeira recicláveis e sustentáveis.


A cervejaria dinamarquesa Carlsberg assinou um compromisso de alcançar zero emissões de carbono e uma redução de 30% em sua pegada ecológica até 2030. E como parte desse compromisso está a criação de embalagens mais sustentáveis.


Recentemente a cervejaria revelou dois projetos para sua “Green Fiber Bottle”. Ambos são feitos com fibras de madeira de origem sustentável e possuem uma “barreira interna”, para que seja possível acondicionar a cerveja. Um deles usa uma barreira fina de filme feito com polímero PET reciclado, já o outro possui uma barreira de filme de polímero de PEF (polietileno furanoato) de origem biológica.


A pesquisa teve início em 2015 e conta com os especialistas em inovação EcoXpac, a empresa de embalagens BillerudKorsnäs e os pesquisadores de pós-doutorado da Universidade Técnica da Dinamarca, apoiados pelo Innovation Fund Denmark. Em comunicado à imprensa, a vice-presidente do grupo Carlsberg, Myriam Shingleton, disse que “Embora ainda não estejamos completamente lá, os dois protótipos são um passo importante para realizar a nossa meta, que é trazer essa inovação ao mercado. É um trabalho que leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos remanescentes”.


Outras iniciativas sustentáveis


A Carlsberg não é a única empresa preocupada em melhorar as suas embalagens. Outras multinacionais também vêm investindo em pesquisas para encontrar maneiras mais sustentáveis de embalar os seus produtos.


No último mês, a gigante Unilever afirmou sua intenção em reduzir pela metade o uso de plástico virgem até 2025, apostando no uso de mais plásticos reciclados. Atualmente, a empresa utiliza cerca de 700.000 toneladas por ano.


Outra marca de cerveja que vem investindo em embalagens mais sustentáveis é a escocesa Tennent.


A partir de 2020 as latas de cerveja da Tennent serão embaladas em papelão (em substituição ao plástico) e os anéis de plástico e papel termo-isolante serão eliminados. A Tennent’s tornou-se a primeira cervejaria a aderir ao Pacto de Plásticos do Reino Unido, que pretende proibir o plástico descartável usado em embalagens até 2021. Usando o slogan ‘porque a vida é maior que a cerveja’, a Tennent planeja usar energia renovável, com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono, até 2025.


Fotos: Divulgação/Carlsberg



Fonte:Pensamento Verde




(16) 3406-6864 - (16) 99266-9858

ecolixo@ecolixo.com.br

Av. Ministro Rui Barbosa, 1798

Vila Rezende Franca - SP

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


CLASSE I (Perigosos) - CLASSE II (Não Inertes)

SAIBA CONTRATAR