Notícias



19/01/2018
ESCÓCIA SERÁ PRIMEIRO PAÍS DO REINO UNIDO A PROIBIR HASTES FLEXÍVEIS


Já se estima que mudança reduzirá a poluição plástica do país pela metade.


Na última semana, o CicloVivo relatou alguns dos esforços apresentados pelo Reino Unido para reduzir a produção e consumo de plástico. Por lá, os países estão proibidos de adicionar microplásticos em produtos e o governo escocês divulgou seu esforço pessoal para a redução deste material tão danoso ao meio ambiente: eliminar por completo a fabricação e venda dos “cotonetes” de plástico.


Na Inglaterra, país vizinho, a marca Johnson & Johnson lançou hastes feitas com tubinhos de papel biodegradável. A substituição ecológica entretanto ainda não é realidade em toda a região, mas é isso que se quer implantar por meio da proibição dos modelos tradicionais. Até porque, em boa parte da Europa, o descarte é feito na privada -, perdendo qualquer chance de reciclagem.


A secretária de ambiente da Escócia, Roseanna Cunningham, lançou uma consulta pública para sondar a aceitação da proposta de proibição, ressaltando que seria um importante passo para o país liderar as iniciativas em prol de menos lixo plástico marinho. “Apesar de várias campanhas, as pessoas continuam a descartar lixo em seus banheiros e isso tem que parar. A infraestrutura de esgoto da Escócia coleta e trata cerca de 945 milhões de litros de águas residuais por dia. Esses sistemas não foram projetados para remover pequenos itens plásticos, que podem matar animais marinhos e pássaros que os engoliam”, afirmou a ministra ao jornal The Guardian.


É sempre bom lembrar que, em 2017, viralizou nas redes sociais a imagem de um cavalo-marinho “segurando” um cotonete. A imagem que rendeu ao fotógrafo um prêmio em Londres, chocou os internautas diante daquele retrato cruel, porém verdadeiro, do consumo de plástico, o descarte incorreto e a consequência para seres marinhos. A imagem foi captada na Indonésia, que junto a China, Filipinas, Tailândia e Vietnã descartam 60% dos resíduos plásticos encontrados nos mares do oceano -, segundo relatório da ONG Ocean Conservancy.



Fonte:Ciclo Vivo




(16) 3406-6864 - (16) 99266-9858

ecolixo@ecolixo.com.br

Rua Joaquim Correia Junior, 4950

Distrito Industrial Franca - SP

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


CLASSE I (Perigosos) - CLASSE II (Não Inertes)

SAIBA CONTRATAR